top of page
  • Foto do escritorDaniel Santos

Músicas para a missa

Atualizado: 16 de out. de 2022

Um casamento católico é uma belíssima e sagrada cerimônia, pela qual muitos casais e famílias esperam a vida inteira. De fato, para o catolicismo, o casamento é um dos sete sacramentos sagrados, no qual todo o amor de Deus está presente para abençoar o casal e também para fluir através deles para sua família e comunidade.


E muitas das tradições dos casamentos ocidentais, independente da religião e da espiritualidade os noivos, foram originadas de ritos do catolicismo. Contudo, quando a celebração é realizada seguindo à rigor o cânone da religião, há uma ordem específica para as etapas da cerimônia.


Tendo em vista que aos olhos da Igreja Católica, Deus é o convidado de honra na celebração, o casamento católico é geralmente um evento planejado às minúcias. E uma das principais características destas cerimônias é que os casamentos católicos normalmente acontecem dentro do contexto de uma missa de casamento. Assim, é repleta de rituais e tradições de longa data, bem como de orações e canções muitíssimo especiais.


E é justamente este o tema do nosso artigo de hoje: as músicas para a missa no casamento católico. Continue lendo este artigo, pois nele iremos te oferecer uma lista com muitas sugestões de belas músicas para a missa do seu casamento.


Mas antes, que tal entender um pouco melhor a dinâmica deste tipo de cerimônia? Isso vai te ajudar a compreender o papel das canções na missa de casamento e a escolher as músicas certas para celebrar a sua união matrimonial perante à Igreja Católica.



Índice de conteúdo


O que saber se você está planejando um casamento na Igreja Católica


O Brasil é um país de grande diversidade religiosa. E embora a religião católica tenha predominado no país por centenas de anos, na atualidade outras crenças conquistaram um grande número de adeptos. Por isso, ainda que a sua família e a do seu cônjuge sejam católicas, é muito provável que a sua lista de convidados inclua pessoas de outras fés ou até mesmo católicos não praticantes.


Desta forma, muitos dos seus convidados podem não ser familiarizados com casamentos católicos, e com os procedimentos religiosos tradicionais deste tipo de cerimônia, o que pode causar alguma confusão. Assim, uma boa ideia para tornar a experiência mais fluida e agradável é entregar um programa que ajude as pessoas a acompanharem cada um dos ritos, e também as belas canções que você está selecionando com tanto carinho.


Isso vai ajudá-los a se sentirem incluídos neste momento tão especial, além de orientar acerca do que podem esperar na próxima hora. Com isso, todos poderão vivenciar com intensidade e desfrutar da beleza e sacralidade da missa de um casamento católico, bem como das belas músicas que você irá escolher para ambientar esta importante ocasião.

músicas para a missa

Músicas para a missa de casamento

Por que ter um programa proporciona uma experiência melhor


O ato de convidar pessoas para testemunharem e fazerem parte da sua união matrimonial é uma forma de atestar a importância daquelas pessoas para a sua vida. Ao oferecer um programa do casamento, você tem a oportunidade de compartilhar a sua fé católica com aqueles que você ama, e que irão participar da sua cerimônia religiosa, independente da religião que eles pratiquem.


Estratégias simples, como uma breve explicação acerca do que irá acontecer em diferentes momentos da cerimônia e orientações para que todos possam participar das orações ativamente com o casal são boas formas de receber os seus convidados na celebração do seu dia de forma intencional, genuína e inclusiva.


O seu programa pode inclusive conter uma lista das músicas que vocês escolheram para a missa. Isso ajudará todos a desfrutarem das letras, e fornecerá uma bela lembrança para os convidados levarem para casa.


O planejamento da missa e da cerimônia é realizado pelo padre ou pela Igreja, contudo, cabe ao casal oferecer este guia para que seus convidados possam participar passo a passo de toda a celebração, mesmo que não tenham familiaridade com os ritos de um casamento católico tradicional.


A seguir, te apresentaremos uma lista detalhada do que deve ser incluído em seu programa de casamento católico. Com estas seções, seus convidados se sentirão mais à vontade para acompanhar ativamente a celebração. Este detalhamento também vai te ajudar a entender em que etapas entram as músicas para a missa, e que sensações elas devem causar.


O que incluir em um programa de casamento católico


Veja a seguir a ordem de uma missa de casamento católica, que você pode incluir em seu programa. Conhecer esta ordem vai te ajudar a selecionar músicas para a missa que realmente sejam significativas para você e seu noivo ou noiva.


Prelúdio


A música de prelúdio deve ser leve e alegre, mas moderada. Normalmente ela é tocada ou cantada até cerca de 15 minutos antes do início da sua cerimônia, enquanto seus convidados estão chegando aos seus lugares.


Procissão


Neste momento, o padre e o noivo entram e tomam seus lugares à frente da Igreja, seguidos pelos convidados. A noiva, escoltada pelo pai, entra por último. Aqui geralmente é utilizada a Marcha Nupcial, mas muita gente opta pela Ave Maria ou outras músicas sacras.


Nenhuma destas escolhas é obrigatória, mas é importante lembrar que a música escolhida ajuda a ambientar e agregar significado ao momento. Por isso, de forma geral são escolhidas músicas que suscitem uma certa pompa. Afinal de contas, o casal, e na tradição ocidental, principalmente a noiva, são as estrelas da celebração. Assim, a canção escolhida deve ajudar a transmitir sua importância e a solenidade do momento.


Saudação e Oração de Abertura


Este é o momento que inicia a missa de casamento em si. Nesta hora, o padre iniciará a celebração dizendo algumas palavras sobre os noivos, bem como sobre o sacramento do matrimônio. Ao fim, terminará com uma oração de abertura.


Liturgia da Palavra


Esta seção da cerimônia contém algumas etapas, como: a primeira leitura, o salmo responsorial, a segunda leitura, a aclamação ao Evangelho e Homilia.


As leituras, o salmo e o evangelho são partes do missal, o livro litúrgico que contém todas as instruções e textos necessários para acompanhar durante uma missa. Nesta etapa, uma variedade de músicas religiosas podem ser incluídas, de acordo com as orientações da Igreja. Por isso, é interessante incluir as letras e numerar as páginas do seu programa de casamento, pois isso dá aos convidados a oportunidade de participar das orações e cantar junto as canções escolhidas para este momento tão especial.


Liturgia da Eucaristia


Esta é, sem dúvidas, a parte da cerimônia que mais se assemelha ao que seria uma missa de domingo tradicional. Por isso, para auxiliar os convidados que não estiverem familiarizados com as tradições da Igreja Católica, seria útil oferecer uma breve explicação acerca da Eucaristia em seu programa de casamento.


A fim de fazer sua cerimônia religiosa um momento especial e inclusivo para todos os seus convidados, você pode chamar aqueles que não estiverem recebendo a Eucaristia para subir ao altar e, em vez disso, receber uma bênção. Quem não se sentir à vontade, pode ser convidado a permanecer em seu assento e fazer uma oração por seu novo casamento.


Aqui é possível que a Igreja permita aos noivos participarem da seleção da música, que deve ser católica e apropriada para o momento.


Bênção Final


Após a comunhão, o padre deve encerrar a missa realizando uma última oração, a fim de abençoar a nova união, bem como a todos os que se reuniram para testemunhar este novo casal experimentar o sacramento do santo matrimônio.


O Rito do Casamento


Enfim, esta é a parte da cerimônia onde acontece a belíssima troca de votos, a bênção e ainda a troca de anéis entre o casal. Também pode incluir as orações dos fiéis, que é uma lista de intenções que o padre pede aos convidados da Igreja para rezar, em favor dos noivos e das suas famílias.


Para esta parte, pode ser utilizada até mesmo mais de uma música. Geralmente, se dá preferência a canções com um tom solene, mas pacífico, sem tanta pompa quanto a marcha nupcial escolhida para a entrada dos noivos.


Esta etapa da cerimônia de casamento é a que inclui:


• Apresentação dos presentes

• Oração Eucarística

• A oração do Senhor

• Bênção Nupcial

• Sinal de paz

• Comunhão


Recessional


Chegou a alegre hora de jogar arroz e congratular os noivos, agora casados perante os olhos de Deus! Os recém-casados irão deixar o altar e seguir de volta ao corredor, seguidos por sua seus convidados.


Aqui, vale escolher uma canção mais alegre e festiva, que dê o tom para a vida de felicidade que está à espera dos noivos e para a comemoração que se seguirá. É ao fim deste momento, que acontece um jantar ou recepção, por isso sugerimos incluir esses detalhes no programa do casamento.


A última página ou seção do seu programa de casamento é o lugar ideal para compartilhar detalhes logísticos para a recepção, especialmente se o lugar é mais difícil de encontrar, casos em que pode ser incluída a ilustração de um pequeno mapa que ajude os convidados a seguirem da Igreja para a festa.


No entanto, na maioria dos casos, uma linha simples compartilhando o horário e o endereço do evento já é suficiente para auxiliar os convidados que podem ter esquecido seu convite em casa.


Músicas católicas para a cerimônia de casamento


Como você viu, são diversas ocasiões diferentes que permitem a inserção de música para ambientar momentos especiais e ajudar a criar determinadas emoções no casal, na família e nos convidados. Seu cerimonial será capaz de te ajudar a definir quantas canções farão parte deste rito.


Contudo, sempre fica a dúvida na hora de escolher. Por isso, conhecer suas opções é o primeiro passo para montar um lista que combine com o casal, com a energia que se deseja ter na cerimônia e que ainda se adeque com a sacralidade da cerimônia religiosa.


Para te ajudar, selecionamos várias opções de músicas para a missa. Veja a seguir:


• Ave Maria: já citamos esta opção, mas é importante lembrar que existem inúmeras interpretações dela, como a de Schubert, a em Latim e aquela performada pela cantora Paula Fernandes

• Albert Hay Manotte- Pai Nosso

• Grupo Rogate- Teu amor proclamarei

• Pe. Zezinho- Cantiga do Matrimônio

• Mozart- A Missa da Coroação

• Mozart- Concerto para clarinete

• Mesquita Lobo- Glória

• André da Silva Gomes- Glória

• Villa Lobos- Bachianas nº 5

• Vivaldi- Glória

• Vivaldi- As Quatro Estações

• Aleluia de Handel

• Cantate Domino, de Handel

• De Purcell- Trumpet Voluntary

• Beethoven- Ode à Alegria

• Bach- Jesus Alegria dos Homens

• Bach- Ária da Quarta Corda

• Luigi Boccherini- Minuetto

• Pachelbel- Canon.


Estas são algumas opções adequadas de músicas para a missa. Mas se você quiser ter canções cristãs também na sua recepção, veja a lista a seguir:


Playlist de casamento cristão


Confira algumas músicas que podem ser usadas tanto na missa, quanto na recepção:


• Quatro por Um – Não Há Limite

• Voices – Por Toda Vida

• Os Arrebatados – Diante De Ti

• Priscilla Alcantara – Tanto Faz

• Quatro Por Um- Amizade

• Willian Nascimento – Beijo No Altar

• Hadassah Perez – Tudo Que Eu Preciso

• Filipe Lancaster – Rei

• Anayle Sullivan – Jesus te ama

• Daniela Araújo – Nação da Cruz

• Jamily – Conquistando o Impossível

• Ana Nóbrega – Oceanos

• Anderson Freire – Acalma o Meu Coração

• Arianne- Oração do Amor

• Márcio Todeschini – Vou te amar

• Márcio Todeschin – Toma-me Senhor

• Preto no Branco e Gabriela Rocha – Ninguém Explica Deus

• Eyshila – Eu Vou Te Amar

• Lorena Chaves – Amor Que Eu Quero

• Gabriela Rocha – Creio em ti (Still Believe)

• André Valadão – Eu e Minha Casa

• Aline Barros – Imensurável

• Aline Barros – Cantalo Hoy

• Aline Barros – Vitória do Deserto

• Priscilla Alcantara – Onde Ele Vai, Eu Vou Atrás

• Alex e Alex – Tribo do Leão

• Davidson Silva – Com Tua Mão

• Padre Marcelo Rossi – Basta querer

• Bruna Karla – Que Bom Você Chegou

• DJ PV – Tu És Real ft. Fernandinho, Gabriela Rocha

• Bekah Costa – Esperança

• Pe. Fábio de Melo – Iluminar

• Pe. Fábio de Melo – Humano amor de Deus

• Anjos de Resgate – O primeiro olhar

• Ministério Adoração e Vida – Gratidão


Com esta playlist de casamento cristão você e seu parceiro ou parceira com certeza conseguirão encantar os convidados e criar uma lindíssima experiência que ficará na memória de todos!



202 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page