top of page
  • Foto do escritorDaniel Santos

Ensaio fotográfico de casal no pré-wedding: 6 dicas para arrasar

Atualizado: 16 de out. de 2022

Vai casar e pretende fazer um ensaio fotográfico de casal no pré-wedding? Este é um momento muito especial para os noivos, que também gera muitas expectativas. Confira aqui algumas dicas infalíveis para deixar as suas fotos incríveis!



Índice de conteúdo


Perguntas mais comuns sobre ensaio fotográfico de casal




Como se chama ensaio de fotos antes do casamento?

Antes de mais nada, as fotos que os noivos costumam tirar antes do casamento costumam ser chamadas de ensaio pré-wedding ou ensaio pré-casamento. Sobretudo, este momento é uma ótima forma do casal criar um vínculo com o fotógrafo e ficar mais à vontade em frente às lentes. Além disso, essas fotos costumam ser usadas na decoração do casamento.


Que tipos de ensaios fotográficos existem?

Existem diversos tipos de ensaios que os noivos podem fazer antes do casamento – e há alguns casais que fazem fotos até mesmo depois, durante a lua de mel, em um lugar especial. Confira:

– E-session: já pensou ter o seu pedido de casamento fotografado por um profissional? Esta é a proposta do e-session (que vem de engagement session, ou sessão de noivado). Muitos noivos que querem surpreender seu par apostam nesta opção.

– Save the date: acima de tudo, o objetivo deste ensaio é mostrar que vocês acabaram de ficar noivos e já comunicar a data do casamento. Alguns casais gostam de usar essas fotos no site de casamento, por exemplo. No entanto, outros as utilizam no save the date, que é uma espécie de convite antecipado que mostra a data do casamento para que as pessoas possam se programar.

– Pré-wedding: este é o ensaio mais comum feito pelos noivos. Normalmente, o casal escolhe um local que tenha um significado especial para eles.

– Trash the dress: este ensaio pode ser feito antes ou depois do casamento. Normalmente, os noivos estão vestidos à caráter e a ideia é fazer fotos em locais inusitados, onde o vestido de noiva será submerso ou até mesmo sujo.

– Boudoir: trata-se de um ensaio sensual feito com a noiva. Geralmente, as fotos são tiradas no momento do making of do casamento, quando ela está se arrumando. Posteriormente, é comum que as noivas presenteiem seu par com estas fotos.

– Ensaio pós-wedding ou cherish the dress: trata-se de um ensaio no qual o casal faz fotos após o casamento. Frequentemente, estas fotos têm como cenário o destino de lua de mel. Muitas vezes, as noivas levam seus vestidos na viagem para serem fotografadas – este tipo de ensaio tem o nome de cherish the dress.


Como escolher o tipo de ensaio fotográfico de casal?

Em primeiro lugar, a escolha do tipo de ensaio fotográfico vai depender muito da personalidade de cada casal e também do propósito que os noivos imaginam para estas fotos.


Quanto custa um ensaio pré-wedding?

Normalmente, os fotógrafos oferecem pacotes de casamento que incluem o ensaio fotográfico de casal. No entanto, também é possível contratar este serviço separadamente. Na Calculadora do Casamento Lejour, você pode consultar quanto custa um fotógrafo de casamento.  


O que é pré-wedding?


Se você tem amigos que já casaram, provavelmente você já se deparou com um ensaio fotográfico dos dois nas redes sociais, correto? Atualmente, grande parte dos noivos optam por fazer o ensaio fotográfico de casal ou ensaio pré-wedding, que nada mais é do que fotos feitas por um profissional antes do grande dia.


Normalmente, estas fotos são feitas em belas paisagens ou em algum local que tenha um significado importante para os noivos. Há também alguns casais que preferem viver uma experiência diferente, como um voo de balão ou uma escalada em uma montanha. Não importa – cada um escolhe aquilo que faz mais sentido para si.


Como resultado, as fotos são utilizadas para decorar varais e murais no dia do casamento ou até mesmo para o site dos noivos.


Fotos pré-casamento: por que fazer?


Antes de mais nada, o momento que antecede o casamento costuma ser um dos mais especiais na vida de um casal. Afinal de contas, vocês estão prestes a dar um passo super importante e é o início de uma família. Nada mais justo que registrar esse momento de conexão, não é mesmo?


Além disso, o ensaio fotográfico de casal é uma oportunidade única de criar um vínculo com o fotógrafo antes do casamento. Assim, no dia do casamento, certamente vocês estarão mais relaxados e menos tímidos em frente às câmeras. Consequentemente, as fotos ficarão muito mais lindas e espontâneas.


Por fim, os preparativos para o casamento são deliciosos, mas também pode ser um período um pouco estressante. Por isso, tirar este momento para fazer algumas fotos pode ser uma forma de relaxar.


Roupas para ensaio fotográfico de casal: o que vestir?


Provavelmente, esta é uma das dúvidas mais comuns dos casais. Em primeiro lugar, é preciso levar em consideração o tipo de lugar onde vocês farão o ensaio fotográfico de casal. Afinal de contas, poderia ficar um pouco estranho fazer um ensaio com roupas de gala numa praia, não é mesmo? Além disso, dependendo do lugar, algumas cores podem favorecer ou “sumir” no cenário escolhido.


Outra palavra de ordem quando o assunto é ensaio fotográfico de casal é o conforto, pois ninguém merece ficar com um sapato apertado, um salto muito alto ou roupas que tragam qualquer tipo de incômodo (apertadas, por exemplo).


Pensando na composição visual, é importante que haja uma certa harmonia entre a roupa do casal. Talvez se o noivo for com uma camisa laranja e a noiva com um vestido verde, por exemplo, isso pese e traga certa desarmonia às imagens. Ainda, é preciso ter certo cuidado na escolha de estampas – se você gosta, dê preferência a padrões menorzinhos, que chamam menos atenção. No entanto, se você fizer questão de uma estampa maior e colorida, experimente usá-la só em uma das peças, optando por mesclá-la a algo mais neutro. Para homens, é preciso ter cuidado com camisas que tenham logo muito grande.


Acima de tudo, vale lembrar que os noivos devem manter seu estilo para estas fotos, uma vez que elas são um belo registro da história do casal.


Qual é o melhor horário para fazer um ensaio fotográfico de casal?

ensaio fotográfico de casal

Ensaio fotográfico de casal na natureza

Normalmente, o horário queridinho dos fotógrafos para fazer fotos é ao entardecer. Neste período, a luz adquire um tom dourado, que é conhecido também como “Golden hour”.


O período da manhã, bem cedinho, também pode ser favorável – especialmente se as fotos forem na praia. No entanto, isto não é uma regra – tudo vai depender do estilo que os noivos querem imprimir ao ensaio fotográfico de casal e também do local escolhido.


Só é preciso ter certo cuidado com fotos realizadas por volta do meio-dia, uma vez que este horário pode gerar algumas sombras nos rostos que não são muito favoráveis. Além disso, é preciso ficar de olho na temperatura do local – ninguém merece ficar suando de calor ou tremendo de frio, não é mesmo?


Por isso, vale conversar com o seu fotógrafo sobre todas as possibilidades – provavelmente, ele vai querer informações mais específicas sobre os locais, como onde o sol nasce ou se põe, ou os horários em que isso acontece ao longo do ano.

Onde fazer um ensaio fotográfico de casal no pré-wedding?

ensaio fotográfico de casal no pre-wedding

Ensaio fotográfico pre-wedding

Em primeiro lugar, a escolha do local vai depender muito do estilo e personalidade do casal e do que eles desejam passar com as fotos. Muitos noivos escolhem fazer as fotos em um local que costumam frequentar, como um café ou um parque.


Ainda, há os aventureiros, que escolhem fazer um ensaio fotográfico de casal num passeio do balão ou em uma montanha. Ou, então noivos rockeiros que preferem fazer a fotos em sua loja de discos preferida. Para os caseiros, por que não fazer fotos em casa? Há também casais que gostam de fazer o ensaio no local do casamento, principalmente quando se trata de uma celebração no campo ou na praia.  


Outra possibilidade é escolher um local que tenha um significado para o casal, como o lugar onde se conheceram, por exemplo. Antes de selecionar o espaço, vale sempre ter uma conversa com o seu fotógrafo – ele provavelmente conhece muitos lugares e saberá indicar um cenário onde seja mais adequado para vocês.


Como fazer um ensaio pré-wedding criativo?

ensaio pre-wedding criativo

Fotos de casal criativo

A criatividade é algo subjetivo. Em primeiro lugar, se você quer algo único, é preciso pensar em algo que reflita bem a personalidade de vocês e que seja importante para o casal, que mais ninguém teria. Por exemplo, se o noivo é gamer e a noiva ama leitura, por que não mostrar este contraste no ensaio?


Outra questão que pode deixar o ensaio mais divertido é a presença de um pet. Se vocês têm um bichinho do coração, incluí-lo nas fotos certamente dará um toque especial.


Ainda, lugares inusitados podem criar um clima super diferenciado nas fotos – o que pode deixar seu ensaio pré-wedding mais criativo. Além disso, alguns noivos optam por levar elementos diferenciados para o ensaio – um pique-nique, acessórios, balões, plaquinhas, flores, etc.


Da mesma forma, se a ideia é surpreender, você pode aproveitar o pré-wedding para contar algo especial para o seu par: a chegada de um bebê, a compra de uma viagem especial ou até mesmo dar um presente. E, por fim, alguns casais também optam por escolher um tema para deixar um clima bem diferenciado.


Por último, é preciso dar espaço para o fotógrafo criar. Portanto, converse bastante com ele, fale sobre a história de vocês e suas expectativas sobre o ensaio. Certamente ele virá com boas ideias.


Ensaio fotográfico casal na praia criativo


Se você sonha em fazer fotos na praia, é possível deixa-las mais criativas de inúmeras formas. No pôr-do-sol, por exemplo, é possível brincar com a posição do sol, como se ele fosse uma bola. Algumas praias contam com plaquinhas com mensagens, que também podem gerar fotos divertidas. Ainda, vale a máxima: quem está na chuva, é pra se molhar.


Então vale de tudo: um banho de mar certamente deixará as fotos mais especiais.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page