top of page
  • Foto do escritorDaniel Santos

Penteado de noiva: 4 dicas essenciais para escolher o seu

Atualizado: 29 de mar. de 2023

O look da noiva é uma das partes mais esperadas do casamento. Do vestido ao cabelo e maquiagem, todo mundo fica ansioso para ver a entrada dela. E o penteado de noiva também tem grande peso para compor todo o visual.

Ainda não decidiu se quer usar cabelo preso ou solto? Quer saber como escolher o melhor penteado de noiva para seu casamento? Confira as dicas abaixo e veja inspirações para arrasar no grande dia!



Índice de conteúdo

Dúvidas mais comuns sobre penteado de noiva




Como escolher o penteado de acordo com o vestido de noiva?

Acima de tudo, é preciso entender diversos aspectos da sua aparência, estilo pessoal e local do casamento para escolher o melhor penteado de noiva. Em linhas gerais, se o vestido é mais clássico, ele pede um cabelo mais tradicional – um coque fica perfeito. Por outro lado, para casamentos no estilo boho ou até praiano, é muito comum as noivas optarem por penteados presos ou semi-presos. O rabo de cavalo é o queridinho das noivas mais modernas, que gostam de modelagens mais retas.


Como fazer um penteado de noiva?

Em primeiro lugar, há diversas opções de penteados de noiva – para todos os gostos. Por isso, é fundamental contratar um profissional que saiba avaliar da melhor maneira possível o melhor tipo de penteado de noiva. Além disso, o cabelo escolhido deve conversar com o estilo da noiva, modelo do vestido e deve ser super resistente.


Qual penteado usar com vestido decote V?

Antes de mais nada, o decote em V é bastante versátil. Se a ideia é dar destaque pro colo, um penteado de noiva preso pode ser o ideal. No entanto, este tipo de vestido também pode ser perfeitamente combinado com um semi-preso.


Como usar o cabelo com vestido de gola alta?

Como a gola alta remete a um estilo mais sofisticado, um coque clássico pode ficar super bem. Além disso, para evitar o excesso de informações na região do pescoço, o melhor é optar por um cabelo preso.


Quanto custa um penteado de noiva?

Antes de mais nada, é importante saber que essa resposta vai variar muito dependendo da região onde você mora ou que estilo de serviço você pretende contratar – um profissional específico, um salão de beleza, etc. Veja na Calculadora do Casamento quanto custa um penteado de noiva.

Principais penteados de noiva

Está em dúvida sobre o que usar no dia do seu casamento? Então, vamos às opções para você refletir:

Cabelo preso

Acima de tudo, esta é uma das opções queridinhas das noivas. No entanto, quando falamos em cabelo preso, devemos considerar que há uma gama enorme de opções. Há o coque alto, por exemplo, que é super comum em casamentos mais clássicos. Ao mesmo tempo, há o coque baixo, que dependendo de sua finalização e textura, pode ficar bem tanto em uma celebração mais tradicional quanto em um casamento mais despojado no campo ou ar livre.

Existem também noivas que optam pelo coque lateral, enquanto outras gostam de formatos que valorizem sua franja. É possível ainda ter penteados com o cabelo dividido ao meio ou na lateral. A escolha vai depender do gosto pessoal de cada noiva, assim como o estilo da festa e o formato do rosto.

penteado cabelo preso com véu e tiara

Penteado com cabelo preso, com véu e tiara

Cabelo semi-preso

Gosta de usar seu cabelo solto, mas quer ter o conforto de ter ele um pouco mais estruturado? O cabelo semi-preso pode ser uma alternativa de penteado de noiva. Esta é uma opção muito procurada por mulheres mais românticas e deixa o look muito lindo com seu penteado noiva semi preso.

cabelo de noiva semi preso

Penteado semi-preso

Cabelo solto

Se você não se vê sem o cabelo solto e ama usá-lo assim no dia a dia, vale super a pena investir neste penteado de noiva. Aqui vale investir numa texturização, para deixa-lo mais ondulado ou cacheado. Aproveite e escolha um acessório incrível para complementar o look. Para quem tem cabelos crespos ou ondulados, é uma ótima opção de penteado para casamento.

penteado de noiva solto

Penteado de noiva com cabelo solto

Rabo de cavalo

Em primeiro lugar, este é um penteado incrível para noivas que querem dar um ar mais moderninho ao look. Assim como o coque, há diferentes opções: rabo alto ou baixo, com topete, com franja ou até mesmo repartido ao meio.

Tranças

Ao mesmo tempo em que traz uma certa modernidade ao look noiva, este penteado também confere um ar romântico. Há opções de fazê-las embutidas ou mais soltinhas, assim como há também as tranças afro.

penteado com tranças e pérolas

Penteado de cabelo ruivo com tranças

Mullet

Embora o nome remeta ao estilo “Chitãozinho e Xororó”, não é nada disso. Este penteado pode ser muito bem aproveitado por noivas com cabelo crespo e valoriza o volume mais no centro da cabeça. Também pode ser usado por algumas noivas de cabelo curto.



Penteados para casamento: como escolher?

Em primeiro lugar, a escolha do penteado da noiva é um momento super importante. Afinal, como sabemos, o cabelo é a moldura do rosto. E o que toda noiva quer é ficar impecável no grande dia. Veja abaixo o que levar em consideração na hora de escolher o penteado para o casamento:

1. Local do casamento e temperatura

Imagine a cena: você casando na praia, no verão e com muito calor, com os cabelos soltos e grudando na sua pele…ou então você fazendo um casamento no campo, com um penteado super formal e tradicional, para uma festa estilo gala. Há algumas situações que não combinam, não é mesmo? Portanto, é fundamental informar ao cabeleireiro como será o ambiente do casamento, assim como a temperatura no local. Desta forma, vocês podem definir uma opção de penteado que fique mais confortável e adequado o estilo do seu casamento.

2. Tipo de vestido

Você escolheu um vestido com gola alta e com mangas? Talvez, se usar um cabelo solto, o look fique com muita informação na região do pescoço, então o melhor seria apostar em um penteado preso. Ainda, quando se trata um modelo super clássico, muitas noivas preferem um penteado mais tradicional. Da mesma forma, um vestido mais boho chic pode ficar perfeito com um penteado de noiva mais desconstruído ou até mesmo com o cabelo solto.

Tudo vai depender da proposta que você quer passar com o look como um todo. Por isso, é fundamental que em algum momento a noiva faça a prova do vestido junto com o cabelo e a maquiagem, para avaliar se o conjunto todo está ornando.

3. Estilo da noiva

No dia a dia, você se veste de maneira mais clássica ou despojada? Isso certamente irá influenciar em toda a escolha do look do seu casamento, incluindo o penteado de noiva. Afinal de contas, se você se veste em um estilo mais esportivo no seu cotidiano, talvez as pessoas estranhem se você utilizar um penteado preso e super tradicional, não é mesmo? A ideia é, sobretudo, que você não se pareça com outra pessoa, mas sim uma versão ainda mais linda de você mesma.

4. Formato do rosto

Rosto redondo

Aqui, o queixo é mais arredondado. Ainda, o maxilar e a testa costumam ter a mesma largura. Neste caso, um dos segredos é criar um contorno no rosto. Uma das formas de fazer isso é deixando uma franja lateral ou algumas mechas soltas. O cabelo solto também pode funcionar bem se você tem este perfil – especialmente se criar uma textura, com cachos ou ondulações. Para as noivas de rosto redondo, o ideal é evitar cabelo muito liso ou coques muito rentes à cabeça.

Rosto oval

Acima de tudo, este é um dos tipos mais fáceis de se trabalhar, uma vez que é bem versátil e fica bem com diferentes tipos de penteado. Neste perfil, a testa costuma ser um pouco mais larga que o maxilar, com contornos mais arredondados no rosto. Já que você é sortuda, pode experimentar de tudo: presos, semi-presos, tranças, rabo de cavalo…só evite penteados com topetes altos – eles podem deixar seu rosto mais longo do que já é.

Rosto quadrado

Como você tem o rosto mais anguloso, a ideia é investir em penteados de noiva que deixem os traços mais suaves e um pouco mais arredondados. Uma boa ideia é investir em um penteado que deixe um pouco mais de volume no topo da cabeça. Tal como no rosto arredondado, você pode também escolher um penteado de noiva com franjas laterais ou algo mais volumoso. O semi-preso lateral é uma ótima pedida. O cabelo partido ao meio não é tão indicado para este formato.

Rosto em formato de coração

Por último, se você tem a testa mais larga e um queixo mais fino e pontudo, seu rosto tem formato de coração. Muitas mulheres com este perfil gostam de usar franja e fazem penteados com este artifício – seja um coque ou um rabo de cavalo. Da mesma forma, é possível usar penteados que tragam volume nas laterais.

Cabelos de noivas

Em algumas situações bem específicas, o tipo do cabelo poderá influenciar também na escolha do penteado de noiva. Então, confira algumas dicas:

Noivas de cabelo curto

Se você adora usar cabelo curto, sem drama! Você pode – e deve! – mantê-lo assim no dia do seu casamento. Muitas noivas de cabelo curto gostam de investir em acessórios super estilosos para dar um toque final ao look com um penteado para noiva cabelo curto.

Noivas com cabelos cacheados e crespos

Quer colocar os cachos pra jogo ou valorizar o volume do seu cabelo? Você pode tudo! Muitas noivas de cabelo cacheado ou crespo adoram usar os fios livres, leves e soltos. Mas isso não é nenhuma obrigação – dá pra investir em coques, penteados torcidos, tranças, semi-preso, estilo moicano…enfim, aquilo que você achar que ornar melhor com seu estilo pessoal.

Noivas com cabelo muito fino

Se o seu cabelo é fino e não suporta muita umidade, o ideal é apostar em penteados mais fixos – como os presos. Assim, é mais fácil de mantê-los impecáveis do início ao final da festa – se este for o desejo da noiva, claro. Ainda, as mulheres que têm pouco volume podem contar também com ajuda de apliques para compor o penteado de noiva escolhido.

A importância da prova de cabelo e maquiagem

Primordialmente, um dos pontos importantes na organização do casamento é justamente fazer a prova de cabelo e maquiagem. Nesta etapa, você poderá experimentar diversos estilos de penteado de noiva e maquiagem, para ver aquilo que fica melhor em você na prática.

Além disso, é aconselhável fazer esta prova junto com o vestido, para verificar como o look final ficará e todos os elementos estão em harmonia. Veja dicas para o dia da noiva em Ubatuba.

Esse foi um artigo para penteados para casamento simples, veja nosso blog com mais dicas e informações úteis para o seu casamento!

Veja também quanto vai custar o seu casamento: CALCULADORA GRATUITA DE CASAMENTO
106 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page