Receba dicas por e-mail, assine!

Escreve pra gente:

2020 por CasamentonaPraia.blog.br Todos os direitos reservados

Daniel Felipe Quaresma dos Santos ME

CNPJ 32.860.139/0001-00

  • casamento na praia


    Nascer do sol na praia

    Casamento na praia: como fazer


    Autorização para casamento na praia

    A praia é um espaço público, todos nós sabemos disso. Mas isso não quer dizer que você não pode fazer eventos na praia, ou que você não pode delimitar uma área só para você e seus convidados, você pode sim, da mesma maneira que as pessoas organizam eventos privados em praças públicas, ou até mesmo na praia, tais como shows, com cobrança de ingresso, ou a utilização de espaços públicos com food trucks.

    O que você precisa é de uma autorização da prefeitura para utilizar um espaço público para um evento privado, e para isso é cobrado uma taxa que varia de prefeitura para prefeitura, aqui na cidade de Ubatuba SP o metro quadrado do evento varia entre R$ 22,00 e R$ 26,00.

    "Nossa vou desistir, envolveu prefeitura é complicado, não vai dar certo."

    Muita calma nessa hora, rsrsrs, existem profissionais que vivem de fazer casamento na praia e que conhecem muito bem os trâmites legais para conseguir o alvará. E lembre-se, para arrecadar dinheiro a prefeitura se interessa sim, então provavelmente você não terá problemas.

    O que você precisa fazer é ir até o setor de protocolos da prefeitura, em horário comercial, ou pedir pra alguém que vá por você, e leve todas as informações referentes ao evento, tais como:


    1. local do casamento (na praia de Itamabuca, canto direito, altura da rua xx)

    2. data do casamento

    3. horário de início e término (lembre-se da lei do silêncio)

    4. metragem a ser utilizada na praia

    5. quantidade de caixas de som, se haverá banda ou não

    6. quantidade estimada de convidados

    7. se você contratou, informe que haverá seguranças e ambulância particular

    8. documentos de quem solicita o alvará, não precisa ser um dos noivos, mas o solicitante passa a ser o responsável legal (rg, cpf, comprovante de endereço)


    Pense como se você fosse a pessoa na prefeitura recebendo este pedido. Você se preocupa com a ordem pública, com o cumprimento da lei, portando não dá pra aprovar uma fanfarra às 5 horas da manhã, num casamento no nascer do sol, numa praia com várias casas próximas. Nem um casamento que passe das 22h00. A contratação de seguranças e ambulância é bem vista pela prefeitura, isso mostra que você está disposto a gastar para manter o bem estar dos seus convidados.


    Eletricidade

    As estrelas você sabe que estarão lá, visíveis ou não, mas a eletricidade que ilumina este arco, de onde ela vem? Pois é meu amigos noivos, vocês vão precisar alugar a eletricidade de um quiosque, de um hotel pé na areia ou então alugar um gerador de energia elétrica.

    Pensem também que os equipamentos de som estarão na mesma situação, e estes consomem bastante energia para um som potente, então vocês precisarão de um gerador bem grande, ou então maneirar no tamanho da caixa de som na praia, ok?


    eletricidade na praia

    Locomoção

    Pensem também que a equipe de decoração precisa ter fácil acesso ao local, praias com trilhas, ribanceiras ou onde se chega apenas de barco, não são indicadas para casamentos que necessitem de bancos, grandes arcos floridos como o da foto, tendas, etc...

    Você até pode realizar um casamento numa ilha, mas vai precisar de um escuna só pra decoração, outra só pro buffet e mais uma só para os seus convidados. Para leva-los e claro, para a desmontagem que normalmente acontece a noite. A escuna sai para o mar a noite? Tem iluminação apropriada?


    logística casamento

    Chuva

    A maior preocupação da noiva é com a chuva; "será que vá chover no dia do meu casamento?" Não existe previsão do tempo para daqui 6 meses ou um anos, antecedência normal que o casamento é organizado. O que vocês podem fazer é olhar o índice pluviométrico da cidade e escolher um mês que normalmente chove menos, notadamente os meses de inverno no litoral chove menos. "Ah mas meus convidados não vão querer ir pra praia no inverno".

    Concordamos com isso. Não é a toa que os meses mais concorridos para casamento na praia são setembro, outubro e novembro. Meses com baixo índice pluviométrico e com climas mais agradáveis. E por serem os meses mais concorridos acaba saindo um pouquinho mais caro, porque quase todos os fornecedores sabem que vão fechar todos os sábados destes meses. Então a dica é casar numa sexta-feira ou num domingo pra conseguir um bom desconto ;)

    Vamos ver algumas estatísticas de chuva em praias famosas para casamento:


    Temperatura e chuvas em Fernando de Noronha PE

    fonte: https://www.climatempo.com.br/climatologia/1565/fernandodenoronha-pe


    Temperatura e chuvas em São Sebastião - SP

    fonte: https://pt.climate-data.org/america-do-sul/brasil/distrito-federal/sao-sebastiao-880094/


    Muitos noivos oferecem aos seus convidados guarda-chuvas transparentes como lembrancinha do casamento, e entregam na chegada à cerimônia. Os guarda-chuvas podem ser brancos também, assim servem para proteger da chuva ou do sol e não fica feio nas fotos. Sendo o guarda-chuvas uma lembrancinha útil, que as pessoas vão utilizar depois.


    gif


    Ventos

    Contudo o pior cenário não é a chuva. O vento pode ser muito mais cruel com o seu casamento do que a chuva. A chuva é fácil de resolver, um guarda chuva transparente para cada convidado e está tudo certo, afinal ninguém é de açúcar não é mesmo? Mas o vento não tem muito o que fazer, ou você tem um plano B numa área abrigada e coberta ou a decoração vai sair voando, a areia vai entrar no olho dos convidados, e a única coisa que todo mundo vai querer, inclusive você, é que a cerimônia acabe o quanto antes. Pense no fator vento e alugue um espaço com área abrigada, mas que tenha acesso a praia, esta é a melhor maneira de garantir o sucesso do seu grande dia!


    temporal

    Tábua de marés

    Você parou pra pensar na maré? A maioria das pessoas nem pensam nisso e já saem colocando a decoração na praia, no lugar onde está mais bonito, bem pertinho da água. Cuidado com isso, pois as marés podem variar muito, dependendo da praia onde vocês estão ela pode avançar ou recuar vários metros e vocês podem ser pegos de surpresa bem na hora da cerimônia.

    Eu sei, eu sei, você deve estar pensando, ok, tenho que pensar nisso, mas não é nada grave né. Molhar um pouco o pezinho dos convidados não vai fazer mal algum, rsrs. Então assiste este vídeo e veja o que a maré fez com esta cerimônia:



    Ops, você não vai querer isso no seu casamento, certo?



    gif

    Sem problemas, é fácil de evitar isso. Você precisa conhecer esta ferramenta incrível da navegação, usada desde.... olha nem sei há quanto tempo ela é usada, mas faz tempo hein, algumas centenas de anos que o homem descobriu os efeitos da lua, do sol e dos ventos sobre o avanço e recuo do mar. Sem mais delongas:


    https://tabuademares.com/


    Nesse site você encontra toda a informação necessária, não necessariamente para a praia específica onde você vai se casar, mas é simples, veja esta consulta feita em 04/01/2020 às 10h41 para a região de São Sebastião. Se eu estivesse me casando numa praia de Ilhabela eu saberia que o mar está na metade do caminho entre maré vazia e maré cheia. Ou seja, montaria a decoração mais recuada, pro lado do continente, porque a maré vai recuar nas próximas horas, mas depois ela vai subir mais do que a posição onde ela se encontra agora. O ideal é ir na praia no horário da maré cheia, assim você saberá onde exatamente a água vai bater, e você coloca uma margem de segurança, sempre, pra evitar uma onda mais forte, num mar de ressaca como o do vídeo ;)


    Converse, pergunte, se informe previamente!

    Converse com noivos que já realizaram casamento na praia e pergunte o que eles fariam de diferente. Pergunte a profissionais dicas e informações sobre uma determinada praia onde você está pensando em se casar. Visite o local previamente e converse com os caiçaras, com os pescadores locais, conte a sua ideia e pergunte a opinião deles. Essa é uma boa maneira de antecipar problemas. As pessoas que moram ali sabem exatamente como o clima se comporta, como é o fluxo de pessoas na praia de acordo com a época do ano. Portanto não tenha vergonha de se comunicar.

    Casais que já realizaram o que você está sonhando em realizar podem te dar o caminho das pedras. Por exemplo a noiva Sara que realizou o casamento dela com menos de 3 mil reais, conheça a história dela clicando aqui!

    Participe de grupos do Facebook, lá tem muita gente e muita informação de qualidade, o grupo oficial do nosso site é o grupo "Casamento Ubatuba, para entrar clique no link: https://www.facebook.com/groups/636520713806276/


    TESTE os seus conhecimentos sobre casamento na praia, responda nosso quizz:

    RESPONDER QUIZZ !


    Inspire-se, siga nosso Instagram:


    Ir para a página principal

    Seguir no Pinterest

    #casamentoubatuba #casamentonapraiaubatuba #comofazercasamentonapraia

    • Casamento praia