top of page
  • Foto do escritorDaniel Santos

8 passos para um pedido de casamento criativo

Nesse artigo vamos falar sobre como fazer um pedido de casamento, como saber se é a hora certa pra fazer o pedido, o que falar na hora do pedido de casamento, quais escolhas você precisa fazer e como registrar esse momento.

Além de dar um passo-a-passo em 8 etapas para você organizar o seu pedido de casamento criativo.

Temos aqui várias fotos de pedidos realizados para inspirar você.

Se inspirar não é copiar, nem falta de criatividade não, é ver o que alguém já realizou, ver que é possível e realizar ao seu modo.



Índice de conteúdo

Como saber se é a hora de fazer o pedido de casamento?

Muitas vezes o que você está vivendo é tão intenso que você tem certeza que você quer passar o resto da sua vida com a pessoa amada.

Não se trata de quanto tempo vocês já estão juntos, mas sim da intensidade do seu sentimento e por isso você está pesquisando sobre o assunto e chegou até aqui.

Contudo, você deve ponderar os sinais que recebeu dela até agora. Já conversaram sobre o futuro juntos? Ela já se declarou pra você ou fez brincadeiras dizendo sobre o futuro juntos, quando ficarem velhinhos?

Decerto sim, em tons de brincadeira já falaram sobre o futuro, embora não tenha sido sério o suficiente pra ter acontecido o pedido de casamento.

Não se preocupe com o tempo que passaram juntos, se já foi muito tempo, se foi pouco tempo, isso não deve interferir na sua escolha de como fazer o pedido de casamento.

faixa em avião com pedido de casamento surpresa

Pedido de casamento criativo: faixa em avião

O sentimento é recíproco?

Inegavelmente o mais importante é que você avalie se o sentimento é só seu para com ela ou se é recíproco, analise situações passadas empíricas para saber isso, tais como;

  1. surpresas que ela preparou pra você;

  2. declarações de amor emocionada;

  3. decisão de morar junto com você;

  4. se ela falou em ter filhos.

Decisões e planejamento antes do pedido de casamento

Antes de fazer o seu pedido você deve pensar em várias coisas e vamos te ajudar a não esquecer de nada com essa lista;

  1. o que falar na hora do pedido de casamento;

  2. pedido de casamento criativo ou surpresa;

  3. gestos na hora de pedir a mão da sua amada;

  4. qual jóia escolher;

  5. pessoas por perto;

  6. registro desse momento.

Se você pensar e planejar esses 6 pontos o seu pedido tem tudo para dar certo e ficar na memória de vocês por todas as décadas que vocês permanecerão juntos, até que a morte os separe.

Vamos ver item a item pra te ajudar nessas escolhas.

Pedido de casamento surpresa durante uma viagem

O que falar no pedido de casamento

Primeiramente não se preocupe muito com esse ponto. Vocês estarão emocionados e os gestos, a situação em si, a sua intenção de passar o resto da vida com ela é o que importa.

Entretanto você não pode se esquecer de dizer uma única frase:

você aceita se casar comigo?

Só não se esqueça de dizer isso e o restante está tudo certo, risos.

Se você quiser dizer algumas coisas antes do pedido, você pode dizer os motivos pelos quais está tomando essa decisão, e depois de apresentar os motivos você diz, por isso que eu quero me casar com você e passar o resto da minha vida ao seu lado.

Além disso você pode lembrar de situações, de coisas que vocês viveram juntos, momentos nos quais você teve a certeza de que é com ela que você quer se casar.

Lembrar de situações específicas e especiais do passado sem dúvida a farão se emocionar ainda mais durante o seu pedido de casamento.

Casal brinda o amor após pedido de casamento

Pedido de casamento criativo versus pedido de casamento surpresa

Antes de mais nada vamos esclarecer esse subtítulo. Não existe essa de versus entre criativo e surpresa.

De preferência você deve fazer os dois, pegar sua amada de surpresa, numa situação que ela jamais imaginou vai imprimir no cérebro dela a mensagem de que você é surpreendente e que passar a vida ao seu lado pode ser sempre cheia de boas surpresas.

Outrossim a criatividade é tão importante quanto a surpresa. Não pense em coisas mirabolantes, pense em coisas simples, pense em coisas que tem valor sentimental para ela.

Por exemplo, uma banda desconhecida do grande público que ela gosta de ouvir, talvez eles topem participar desse pedido surpresa num restaurante, numa praça pública.

Você pode pensar numa decoração da casa e quando ela chegar vai receber vários estímulos sensoriais, tais como cheiros, flores para o visual, e um som ambiente.

Da mesma forma você pode pensar numa atividade que ela ama fazer, ou que sempre quis fazer e nunca teve a oportunidade, tal como pular de paraquedas, andar de helicóptero, velejar em alto mar, fazer uma trilha em meio a mata atlântica.

Um pedido de casamento na praia é muito romântico, criativo e com certeza vai surpreender a sua amada. Caso esta seja sua opção fale com a empresa que organiza pedido de casamento na praia.

Isso já te leva a pensar no local onde será o pedido de casamento. Portanto pense com carinho e não economize em ideias nem dinheiro, é uma vez na vida, lembre-se disso.

Cenário perfeito para pedido de casamento na praia

Gestos na hora do pedido de casamento

Para os meninos pode parecer besteira, mas as meninas sonham com o dia em que o seu amado vai se ajoelhar e estender a caixinha na sua direção.

A caixinha em si e o que tem dentro dela não tem tanto valor assim, mas o gesto sim, o gesto de se ajoelhar rerpresenta a súplica.

alianças de um pedido de casamento via carta

Alianças e uma carta para um pedido de casamento não presencial

Qual jóia escolher

Você tem duas opções amigo. Pode comprar direto as alianças que vocês usarão pro resto da vida.

Ou você pode comprar uma aliança de noivado solitária, normalmente aquela com um belo diamante, ou esmeralda.

Caso você escolha as alianças diretamente, caso ela tenha dito qual modelo ela acha bonito, você pode conseguir a numeração do dedo dela levando um anel na joalheria, lembre-se a aliança é usada no dedo anelar da mão direita durante o noivado e no dedo anelar da mão esquerda depois do casamento.

Cuidado ao comprar as alianças pela internet ou em joalherias sem procedência, sem tradição, elas podem atrasar na entrega e prejudicar o seu pedido de casamento, então peça com bastante antecedência.

A aliança solitária de noivado é mais fácil de escolher, pois é quase certo que ela vai gostar, além de ser fácil de ajustar ao tamanho do dedo dela.

Na compra já verifique se eles cobram pelo ajuste do tamanho e se cobram por isso.

Pessoas envolvidas no seu pedido de casamento

Esse é um momento só de vocês, mas claro que você pode contar com a ajuda de várias pessoas para surpreender a sua amada.

Certamente a maior dica que podemos te dar aqui é: procure uma assessora de casamentos ou cerimonialista pra te ajudar.

Se você fizer o pedido numa sexta-feira, ou num dia de semana, o valor cobrado por essa profissional vai ser irrisório perto da ajuda que ela vai te proporcionar.

O sábado à tarde/noite é mais caro, porque normalmente essas profissionais estão trabalhando em casamentos.

Os contatos que elas possuem, o conhecimento da cidade, dos locais para ensaios fotográficos, locais cinematográficos, e o que as noivas gostam, isso elas sabem muito também.

Algumas possuem até pacote para pedido de casamento pronto. Então verifique essa opção e veja se cabe no seu orçamento.

Se não couber você pode contar com os bons e velhos amigos mesmo pra te darem um suporte no dia do pedido de casamento.

Escolha pessoas que vão ajudar efetivamente e que sejam neutras para este momento. Aquele seu amigão com quem ela já brigou uma vez não é uma boa pedida, ao vê-lo poderá estragar todo o clima dela.

Ou alguma garota que seja só sua amiga mas que ela tenha ciúmes. Às vezes as mulheres tem ciúmes e não contam, então é melhor ter pessoas bem neutras e imparciais nesse dia, por exemplo irmãs, primas.

Pense também no ambiente e nas energias circulando, é o grande começo da vida a dois de vocês, e as pessoas que estiverem ali naquele dia serão lembradas pelas próximas décadas.

Casal faz ensaio fotográfico após pedido de casamento bem sucedido

Registro desse momento

Deixe uma câmera escondida filmando, caso você não tenha orçamento para contratar profissionais de foto e vídeo.

Um celular num pequeno tripé um pouco distante, uma câmera GoPro bem posicionada, o seu celular no bolso gravando o áudio, tudo isso ajuda a registrar o momento e depois você edita num programa de edição gratuito como o KDENLIVE.

Um fotógrafo para registrar o pedido e depois fazer um mini ensaio fotográfico de vocês aproveitando o cenário que você escolheu não vai custar mais do que R$ 350,00 na média brasileira.

Sem dúvida existem fotógrafos caríssimos, e os barateiros demais, tudo depende do que você procura.

Para encontrar um bom fotógrafo, que te agrade, use o Instagram e busque pela hashtag #fotografo seguido do nome da sua cidade, por exemplo fotógrafo para um pedido de casamento na praia em Ubatuba, digite #fotografoubatuba.

Contudo, como dito anteriormente você pode contar sempre com a ajuda de amigos que podem filmar e fotografar com o próprio celular, caso a grana esteja apertada nesse momento.

Passo-a-passo do pedido de casamento

Para facilitar a sua vida e para que você não se esqueça de nenhum detalhe, vamos elencar aqui o passo-a-passo para você organizar o seu pedido de casamento, para que seja incrível e inesquecível.

  1. Decidir em qual cidade o pedido vai acontecer;

  2. Procurar no Instagram alguma assessora de noivas pra te ajudar;

  3. Escolher o local do pedido;

  4. Definir a decoração no local;

  5. Pensar no registro desse grande dia;

  6. Comprar a jóia com antecedência e ter certeza de levar ela no dia;

  7. Bolar uma história convincente para que seja surpresa;

  8. Sempre seguir o plano, não improvise no dia.

A última etapa é de suma importância, improvisar no dia é um grande risco de colocar tudo por água abaixo.

Por mais que sua companheira desconfie, siga o plano, ela também não quer estragar tudo só pra dizer que já imaginava que o pedido iria acontecer.

Fotos de inspiração de pedidos de casamento

pedido de casamento surpresa

Pedido de casamento pronto na beira do lago

pedido de casamento oficial

noivos a beira do lago

Concluindo

O importante é o pedido, seu gesto, a simbologia da cena, o significado do seu ato. É isso o que importa, e se ela te ama ela vai se emocionar muito e achar tudo lindo.

  1. Já pense no próximo passo, saiba quanto custa e como organizar um casamento simples na praia.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page