• Daniel Santos

10 tipos de alianças de casamento diferentes

Vai pedir seu grande amor em casamento? Em primeiro lugar, este é um passo super importante, que vem acompanhado de outra decisão de peso: a escolha das alianças de casamento.

Está em dúvida sobre o melhor modelo? Veja tudo sobre alianças de casamento diferentes!



Índice de conteúdo

  1. Veja as principais dúvidas sobre alianças de casamentos

  2. Quais são os tipos de alianças?

  3. Qual a cor da aliança de casamento?

  4. Pode usar alianças diferentes?

  5. O que substitui aliança de casamento?

  6. Qual é a mão que usa aliança de casado?

  7. Que significado de aliança pode ter?

  8. Qual é a diferença entre aliança de noivado e aliança de casamento?

  9. Porque as alianças de casamento tem que ser de ouro?

  10. Quanto custa em média uma aliança de casamento?

  11. Joias clássicas e atemporais

  12. 1. Alianças clássicas

  13. 2. Alianças de casamento com pedras

  14. 3. Alianças geométricas

  15. Alianças diferentes e criativas

  16. 4. Alianças de casamento com mapa mundi

  17. 5. Alianças de casamento com mensagens diferenciadas

  18. 6. Aliança com impressão digital

  19. 7. Alianças de casamento que se completam

  20. 8. Alianças com notas musicais

  21. 9. Alianças de tatuagem

  22. Alianças diferentes e baratas

  23. 10.  Alianças de moedas

  24. Aliança de casamento x anel de noivado

  25. Mensagens para gravar nas alianças de casamento

Veja as principais dúvidas sobre alianças de casamentos




Quais são os tipos de alianças?

Hoje existem inúmeros modelos – desde os mais tradicionais, as alianças de casamento finas com pedras, até os mais moderninhos com mapa mundi e inscrições gravadas. Tudo vai depender do gosto pessoal de cada casal.


Qual a cor da aliança de casamento?

Sobretudo, o mais comum é que a aliança de casamento seja em tons como dourado, prata ou rosé. Entretanto, hoje é possível encontrar as mais diversas cores.


Pode usar alianças diferentes?

De forma geral, as alianças do casal não precisam ser exatamente iguais. É bem comum que a aliança feminina tenha algum detalhe diferente, como um friso ou uma pedra. No entanto, há também as alianças que tem desenhos ou formas complementares.


O que substitui aliança de casamento?

Se você e seu amor querem algo diferenciado, uma possibilidade é substituir as tradicionais alianças por colares ou pulseiras. Ainda, outra opção é fazer uma tatuagem de casal.


Qual é a mão que usa aliança de casado?

Normalmente, a aliança de casado é utilizada no dedo anelar da mão esquerda. Antes, durante o período de noivado, ela deve ser usada na mão direita.


Que significado de aliança pode ter?

Antes de mais nada, é preciso entender que a aliança representa um compromisso entre o casal. Em suma, representa os sentimentos de amor, cumplicidade e fidelidade. Desde o Egito antigo, ela já era usada pelos casais, uma vez que o círculo para eles era um símbolo de eternidade. Já os gregos a usavam no dedo anelar da mão esquerda pois acreditavam que a vena amoris ou a veia do amor, passava por este dedo.


Qual é a diferença entre aliança de noivado e aliança de casamento?

Em primeiro lugar, aqui no Brasil, é muito comum que os casais usem a aliança de casamento desde o noivado. Logo após o pedido, elas são usadas na mão direita. E, após a cerimônia, elas passam para a mão esquerda. Há ainda o anel de noivado, que é um costume muito comum no exterior. Em geral, trata-se de um anel com uma pedra especial, que somente a noiva usa.


Porque as alianças de casamento tem que ser de ouro?

Segundo o discurso do celebrante de casamento Daniel Santos, as alianças são feitas de ouro porque todo ouro vem das estrelas. Somente uma supernova é capaz de combinar os elementos e produzir o ouro. Supernova é quando uma estrela explode, depois de brilhar por 10 bilhões de anos. Então os noivos trocam um pedaço de estrela um com o outro, representando a infinitude do seu amor.


Quanto custa em média uma aliança de casamento?

Os preços podem variar de R$ 800,00 para alianças de titânio. Até R$ 50.000,00 para alianças complexas, com ouro branco e amarelo, com alto índice de pureza do ouro e pedras preciosas.

alianças de casamento diferentes com ouro rosé

Ouro rosé

Joias clássicas e atemporais

Se você sonha com modelos que estarão sempre atualizados, o ideal é investir em alianças clássicas.

1. Alianças clássicas

O modelo clássico de aliança é arredondado, podendo ser mais fino ou mais grosso. Frequentemente, é encontrado nas cores ouro, prata, bronze ou rosé. Hoje também é possível encontrar as alianças mais clássicas com diferentes acabamentos – polidas, foscas ou até mesmo diamantado.

2. Alianças de casamento com pedras

Quer incrementar um pouco sua aliança de casamento? Então uma boa ideia é deixa-la ainda mais linda com pedras preciosas. Aqui, vale o que você mais gostar: diamante, rubi, esmeralda, safira azul, safira rosa, turmalina paraíba, entre outras.

3. Alianças geométricas

Ainda, uma possível investir num modelo com um toque mais moderno, que é com um formato levemente geométrico.

Alianças diferentes e criativas

Gosta de fugir do tradicional? Veja modelos diferenciados:

4. Alianças de casamento com mapa mundi

Você e seu amor adoram viajar? Então, vocês certamente amarão uma ideia que faz bastante sucesso na internet: as alianças com o mapa mundi gravado. Inclusive, os desenhos de cada peça podem ser complementares ao outro.

5. Alianças de casamento com mensagens diferenciadas

Quer uma aliança diferente e criativa? Enquanto a maioria dos casais manda gravar o nome do cônjuge e/ou a data do casamento, você pode fazer algo inusitado: gravar uma frase especial pro casal, um trecho de letra de música ou um apelido carinhoso.

6. Aliança com impressão digital

Que tal gravar literalmente a impressão digital do seu amor na aliança? Antes de mais nada, esta é uma forma criativa para representar a identidade do casal nas alianças.

7. Alianças de casamento que se completam

Já que vocês “encontraram a metade da laranja”, por que não representar esta ideia através das alianças? Existem modelos que contêm desenhos que se encaixam enquanto outros contam com formas complementares.

8. Alianças com notas musicais

Você e seu amor têm uma canção especial ou gostam muito de música? Por que não gravar na aliança a partitura da melodia favorita de vocês? Acima de tudo, é um jeito marcante de simbolizar a história de vocês.

9. Alianças de tatuagem

Por fim, muitos casais optam por fugir do óbvio e escolhem fazer uma tatuagem no dedo anelar. Alguns tatuam um coração, o símbolo do infinito, enquanto outros preferem usar um coração, o nome do cônjuge ou uma frase especial.

aliança de casamento com pedra preciosa

Aliança de casamento com pedra preciosa

Alianças diferentes e baratas

O seu orçamento está um pouco reduzido? Então confira como presentear seu amor sem gastar muito:

10.  Alianças de moedas

Alguns casais têm optado por usar alianças feitas a partir de moedas antigas. Por um lado, uma das vantagens é a resistência do material, além do fator sustentabilidade. Mas este tipo de material também pode exigir maior manutenção. Veja também 8 dicas de como controlar o orçamento do seu casamento.

Aliança de casamento x anel de noivado

Durante um bom tempo, no Brasil, o costume dos casais, ao noivar é usar as alianças de noivado na mão direita. Depois, eles só mandam polir antes de casar e passam a usá-las na mão esquerda. No entanto, por conta de influências do exterior, o anel de noivado passou a ser uma tradição por aqui também. Na tradição anglo-americana, o comum é utilizá-lo na mão esquerda. Entretanto, aqui no Brasil, muitas noivas acabam colocando-o na direita, junto com a aliança.  Ficou noiva e não sabe por onde começar? Confira algumas dicas essenciais.

Mensagens para gravar nas alianças de casamento

Está pensando em colocar uma mensagem na sua aliança? Veja algumas ideias:

  1. Uma letra de música;

  2. Uma frase de um filme;

  3. Um trecho de um livro;

  4. Um trecho curto dos votos de casamento;

  5. Um trecho de uma oração ou um versículo bíblico;

  6. Símbolo do infinito;

  7. Eu te amo (em português ou diferentes idiomas)

  8. Frases que começam em uma aliança e se completam na outra. Exemplo: Eu sempre vou… (em uma aliança) te amar (em outra).

Para saber o quanto você pode gastar com a suas alianças de casamento, use a CALCULADORA DE ORÇAMENTO DO CASAMENTO! É uma ferramenta online, prática e grátis.

#aliançadecasado #aliançasdecasamento #aliançasdecasamentocompedras #aliançasdecasamentodiferentes

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo