Vestido de noiva para casamento na praia


O vestido de noiva é um dos itens mais importantes na organização de um casamento, senão o mais importante. Para algumas noivas a escolha do vestido é mais essencial que a própria organização da cerimônia.


Vestido de noiva importado

Ao realizar um casamento na praia é importante levar em conta o clima, o ambiente em que tudo ocorrerá, o conforto e claro, o seu gosto e estilo. Por isso o vestido de noiva deve ser composto por tecidos fluidos e leves, que ajudem a amenizar a sensação de calor e deem comodidade ao realizar os movimentos.


Neste artigo separamos dicas valiosas para te ajudar a encontrar o vestido ideal para seu casamento na praia, dessa forma você estará perfeita no seu grande dia.


Vamos conferir?




Passo a passo para escolher o vestido de noiva ideal


Dividimos as informações em passos para facilitar sua escolha e assim você possa eleger o vestido que se encaixe melhor ao seu estilo e ocasião.


Passo 1: Seja você mesma


O primeiro passo para escolher o vestido de noiva ideal é respeitar sua essência. Por isso não opte por um vestido, cujo decote, modelo e estilo não tenham nada a ver com sua personalidade e forma de se vestir normalmente.

Isso só fará com que você se sinta desconfortável durante a cerimônia ao mesmo tempo em que as pessoas não te reconhecerão.


O ideal é que você eleja um modelo que tenha tudo a ver com você, cujos detalhes como decote e modelagem sejam o que você normalmente usa em sua rotina diária. Dessa forma você se sentirá mais confiante e feliz com sua escolha.


Passo 2: Pesquise bastante


Tendo em mente seu estilo você deve pesquisar bastante em sites como Pinterest, Instagram, entre outros, modelos que você acredite que tenham tudo a ver com sua personalidade.

Assim você pode ir separando os modelos que mais gostar para que possa escolher o vestido de casamento ideal para você.


Sob medida

Passo 3: Decida quanto você vai gastar


Um passo importante e que não pode ser esquecido é decidir o quanto você vai gastar no vestido. Analise quanto de dinheiro você pode separar para essa parte.

Isso te ajudará a escolher um modelo que se abique mais às suas possibilidades.


Passo 4: Escolha um modelo que se harmonize com a cerimônia


Você também deve optar por um modelo que seja adequado para uma cerimônia pé na areia. Escolha modelos que tenham tecidos fluidos, que sejam mais leves e tenham movimento, afinal você deve se lembrar de que a praia tem clima quente e o ideal é estar o mais confortável possível durante a cerimônia.


Entre alguns tecidos recomendados para a praia estão:


  • Tule de se da pura;

  • Musseline;

  • Linho;

  • Tule;

  • Crepe georgette;

  • Renda;

  • Crochê;

  • Chiffon.

Quanto aos modelos os mais indicados são os que têm menos volume na saia e que sejam mais cavados. Véus longos e saias rodadas não são recomendados, pois na praia costuma ventar muito, o que pode acabar atrapalhando.


Também são recomendados modelos de vestidos mais curtos, devido ao calor e decotes em V, U, alcinhas, tomara que caia ou ombro a ombro. Se fizer seu estilo também pode usar fendas no vestido.


Você deve evitar bordados com cristais, muito brilho e cauda longa, que além de acabar sujando na areia, também pode acabar se prendendo em objetos na praia.


Nos pés é indicado ficar descalça, caso a cerimônia seja na areia ou usar saltos grossos ou rasteira, nada de saltos finos, pois além de não se adequarem à ocasião podem ser incômodos.


Passo 5: Decida se vai comprar pronto, mandar fazer, reformar ou alugar


Um passo muito importante e que vai definir o tempo que você precisará dispor para aprontar o vestido é decidir se você vai comprá-lo pronto, mandar fazer, reformar ou alugar.


Comprar pronto


Se você for comprar pronto saiba que alguns ateliês que fazem vestidos sob medida permitem que a noiva faça os ajustes que desejar e mude decotes, mangas, entre outros detalhes que podem deixar o vestido mais personalizado.


É importante que você confirme o prazo de entrega com todos os ajustes combinados, para que você possa prová-lo, sem problemas. E você também deve verificar se o tecido e as aplicações combinadas estão corretas.


Há noivas que optam por comprar o vestido de noiva no exterior, onde encontram preços mais em conta ou pela internet, o que não é muito recomendado, já que muitas vezes o que você vê na foto pode não ser o mesmo que você receberá em mãos.


Por isso nesses casos é importante conferir comentários e reclamações, além de você dever estar a par da política de trocas e devoluções do site.


Mandar fazer


Se você for mandar fazer o vestido sob medida saiba que deverá dispor de mais tempo, devendo solicitá-lo com antecedência.


Caso você solicite o vestido em um ateliê com um estilista próprio, saiba que o processo poderá demorar até um ano, pois envolve o croqui, a confecção do protótipo em uma tela de algodão, ajustes e provas.


Por outro lado se você decidir mandar fazer o vestido em uma costureira comum, no caso do vestido ter uma modelagem mais simples, o procedimento poderá ser mais rápido.


Reformar


Algumas noivas tem o sonho de usar o mesmo vestido que suas mães ou avós usaram em seus casamentos, assim seguindo uma tradição familiar. Nesse caso é necessário reformar o vestido para que ele se harmonize ao corpo da noiva atual e sejam feitas modificações para torná-lo mais moderno.


É importante que você leve em consideração que existem alguns tecidos que não suportam ajustes, além disso, atualmente as mulheres são um pouco maiores que as do século anterior.


Por isso é bom analisar se vale mesmo a pena reformar o vestido ou se não é melhor deixá-lo guardado como uma bela recordação.


Alugar


Você tem a opção de realizar o primeiro aluguel do vestido, que é mais caro, ou alugar um modelo que já foi utilizado algumas vezes.


O aluguel do primeiro vestido pode ser uma boa opção para quem deseja um vestido sob medida, pois você pode mandar fazer o modelo que deseja com suas medidas. Geralmente essa opção precisa ser pedida com seis meses de antecedência.


Já ao alugar modelos prontos você deve ter em mente que eles não podem sofrer grandes mudanças, além da qualidade do tecido e detalhes ser inferior, pois precisam ser resistentes a lavagens.


O vestido também precisa ser devolvido à loja em uma data pré-definida, em um perfeito estado. Por isso se escolher alugar o vestido você deve verificar se ele tem algum problema, defeito ou mancha e incumbir uma pessoa de sua confiança para devolvê-lo.


Também é importante que você leia todas as cláusulas do contrato de aluguel, para estar a par de suas responsabilidades e possíveis multas.



Vestido de bodas de casamento

Passo 6: Escolha o vestido de acordo com seu biotipo


Ao escolher o vestido de noiva para casamento na praia você também deve levar em conta seu biotipo, ou seja, seu tipo de corpo. Pois é importante que o modelo se harmonize com suas formas, assim você se sentirá mais bonita.


Para saber seu biotipo você deve apanhar uma fita métrica e medir a parte mais larga de seus ombros e quadril e a parte mais fina de sua cintura.


Triângulo invertido


Se seus ombros ou busto têm a medida maior que os quadris então seu corpo é triângulo invertido. Neste tipo de corpo ficam bem os modelos sereia e princesa.


Triângulo


Agora se a medida de seus quadris são maiores que seus ombros ou busto então seu corpo é tipo triângulo. Nesse biotipo se harmonizam bem os modelos império, evasê ou princesa.


Retângulo


Mas se seus ombros, busto e quadris têm quase a mesma medida e sua cintura não é muito menor então seu biotipo é retângulo. Nesse tipo de corpo combinam os modelos império ou evasê.


Ampulheta


Por outro lado caso seus ombros, busto e quadris tenham quase a mesma medida e sua cintura for fina então seu tipo de corpo é ampulheta. Nesse biotipo ficam bem os modelos sereia, princesa e coluna.


Oval


Caso sua cintura tenha a medida maior que seus ombros, busto e quadris então seu biotipo é oval. Nesse tipo de corpo ficam bem os modelos evasê e princesa.


Passo 7: Decida-se pelo modelo do vestido


Como falamos no passo 6 seu biotipo é o que define qual modelo de vestido de noiva se harmoniza melhor. Entre os principais modelos de vestido de noiva estão:


Sereia: este modelo é bem justo ao corpo, principalmente na parte dos quadris e coxas, abrindo-se na altura do joelho. Ele fica bem nos corpos tipo triângulo invertido e ampulheta.


Princesa: este vestido é ajustado até a cintura, e dela parte uma saia bem volumosa, lembra os vestidos das princesas da Disney. Ele se harmoniza bem com os biotipos triângulo invertido, triângulo, ampulheta e oval.


Evasê: este modelo é ajustado até a cintura e a partir dela ele se abre ao longo do corpo, não tendo uma saia volumosa. Ele fica bem nos corpos tipo triângulo, retângulo e oval.


Coluna: este vestido não é ajustado ao corpo, sendo mais reto, pois segue sua linha natural do quadril ao chão. Ele se harmoniza com o biotipo ampulheta.


Império: este modelo é ajustado no busto, sendo que a partir do corte abaixo da altura dele parte uma saia leve e fluida. Ele fica bem nos corpos tipo triângulo e retângulo.


Passo 8: Escolha o tipo de tecido


Depois de ter escolhido o modelo de vestido que mais se harmoniza com seu corpo e combina com você chegou o momento de escolher o tecido.


Como mencionamos anteriormente em um casamento na praia o clima é mais quente, por isso os tecidos devem ser mais leves e fluidos, para que você se sinta mais confortável.


Entre os tecidos recomendados para o clima quente estão:


  • Cambraia: é feito de algodão, seda ou linho. É leve, macio e opaco.

  • Cetim charmeuse: mais leve, pode ser usado para a confecção de vestidos fluidos e soltos.

  • Chiffon: tecido leve e vaporoso. É indicado que seja usado em camadas, devido à sua transparência.

  • Crepe: tecido leve que pode ser usado para silhuetas soltas.

  • Georgette: é um tecido leve, transparente e opaco, feito a partir da seda ou poliéster.

  • Poliéster: é um tecido sintético, sendo mais barato. Pode ser usado em composição com tecidos naturais, como o algodão e a seda, não costuma amassar muito.

  • Rayon: parecido com a seda, sendo bem leve e liso. No entanto ele amassa facilmente.

  • Seda: leve e resistente.

  • Shantung: mistura de seda, algodão e rayon. Sua textura é desigual por causa da diferença dos fios.

  • Voile: é feito de algodão ou lã, sendo semitransparente e bem leve.

  • Renda: tecido leve e bem trabalhado, ótimo para ser usado em mangas, babados e detalhes.

Quanto aos bordados, devem ser evitados os brilhantes como o strass e paetês. O ideal é ter detalhes mais singelos, para combinar com o ambiente como pérolas e flores.


Como você viu neste artigo escolher o vestido de noiva para casamento na praia não é nada fácil, é necessário se ater a vários detalhes, principalmente relacionados à sua personalidade e biotipo.


Pois quando você subir ao altar deve se sentir totalmente segura, confiante, confortável e linda. Dessa forma esse momento tão bonito ficará ainda mais especial.


Você deve pesquisar muito antes de fazer sua escolha, assim você terá a certeza de que se decidiu pelo vestido ideal para você.


É importante que você também analise sua vida financeira, para saber quanto de dinheiro pode dispor para o vestido, isso te ajudará a escolher modelos, materiais e ateliês que se abiquem às suas possibilidades.


Escolher entre comprar, mandar fazer, reformar ou alugar também vai influenciar no preço, por isso é bom analisar qual a melhor opção para você.


Você não deve se esquecer de que o dia da cerimônia é seu e de seu companheiro, um dia especial e memorável, que ficará guardado para sempre.


Por isso a escolha do vestido é tão importante, afinal em um dia tão notável você deve se sentir totalmente segura e confiante, somente assim terá a certeza de que está fazendo a escolha certa não só no aspecto visual, mas para sua vida.


A noiva da terceira foto deste artigo, a Juce, que celebrou bodas de pérola, 30 anos com seu marido Tato, gravou uma entrevista com nossa equipe que está disponível em podcast, escute clicando aqui!


#vestidodenoiva #biotiposvestidodenoiva #escolhervestidodenoiva #dicasvestidodenoiva #vestidocasamentonapraia #vestidodenoivacasamentonapraia

Receba dicas por e-mail, assine!

Escreve pra gente:

2020 por CasamentonaPraia.blog.br Todos os direitos reservados

Daniel Felipe Quaresma dos Santos ME

CNPJ 32.860.139/0001-00

  • casamento na praia