Adiar casamento com segurança de acordo com as projeções para o desenvolvimento do coronavírus.



A grande pergunta que noivas, noivos e fornecedores de casamento estão se fazendo agora é: quando poderemos realizar os casamentos?


A verdade é que ninguém tem certeza da resposta. Mas vamos compilar aqui alguns estudos científicos, e suas respectivas fontes, para que vocês tenham uma ideia do que pode acontecer nos próximos meses.


Nesse post explicaremos o porque acreditamos que os casamentos voltarão a ser realizados à partir de agosto de 2020.




As projeções funcionam?


Há algumas semanas atrás, precisamente no dia 16 de março de 2020, um grupo de cientistas brasileiros, reunidos no projeto "NOIS - Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde" que reúne o Departamento de Engenharia Industrial, PUC-Rio; Instituto Tecgraf, PUC-Rio; Laboratório de Medicina Intensiva, INI/FIOCRUZ; Instituto D'or de Pesquisa e Ensino, IDOR, fizeram uma projeção de que no dia 26 de março de 2020 teríamos algo em torno de 2.314 à 4.970 casos de coronavírus confirmados no Brasil.


Lembrando, eles projetaram isso no dia 16 de março, quando tínhamos 234 casos confirmados, portanto a estimativa deles era super agressiva. Estimar um salto de 234 infectados para algo entre 2.314 à 4.970 era algo estrondoso. No dia 26 de março o Brasil tinha oficialmente 2.985 casos confirmados. (fonte: worldometers.info/coronavirus/country/brazil/)


Acertaram em cheio. Tendo em vista que os laboratórios que estão realizando os testes de coronavirus estão com dezenas de milhares de testes por fazer, esperando, muitas vezes, 10 dias, ou mais, para o resultado do exame. Desse modo podemos estimar, por lógica, que se todos os testes tivessem sido realizados até o dia 26 de março, teríamos um número bem maior de confirmados oficiais, se aproximando dos 4.970 casos que eles projetaram no dia 16.



Veja abaixo o gráfico publicado pela NOIS em 16 de março de 2020:

Fonte: figura 7 da "nota técnica 1 - 16/03/2020"

https://sites.google.com/view/nois-pucrio


Então a resposta é sim! As projeções funcionaram no passado e são um indicativo que podemos tê-las por base.



Qual a próxima projeção confiável para o coronavírus no Brasil?


O mesmo grupo citado acima, cientistas reunidos no projeto "NOIS", projetaram através da "nota técnica 6 - 03/04/2020" que o número de infectados pode chegar em 25.164 à 60.413 no dia 20 de abril de 2020.


O mesmo que aconteceu em março, continua acontecendo em abril, os laboratórios não estão dando conta de processar todos os testes que recebem. Apesar de todos os esforços dos profissionais que neles trabalham, que devemos reconhecer, são heróis nesse momento. Simplesmente os laboratórios não estavam prontos para isso, e por isso o número oficial de infectados pode variar tanto, de 25 mil para 60 mil. Convenhamos é muita diferença, estamos falando de 35 mil pessoas, mas temos que levar em conta esse gargalo dos testes a espera nos laboratórios.


Outro fator a ser levado em conta é que existe um protocolo no SUS para testar apenas pessoas em estado grave, com todos os sintomas, ou seja, com febre, tosse e falta de ar. E que 80% das pessoas infectadas não apresentam esses sintomas. Ou seja, os números oficiais no Brasil são apenas 20% dos infectados que apresentaram os sintomas de forma bem acentuada, e além disso o resultado tem um atraso de 14 dias. São 7 dias, em média, para a pessoa apresentar os sintomas e mais 7 dias para sair o resultado do exame. Ou seja, nossos dados oficiais estão muito, muito, subnotificados. Isso porque não temos testes para todos.


Vejamos o gráfico do NOIS com a projeção até o dia 20 de abril, aqui no Brasil:


Fonte:"nota técnica 6 - 03/04/2020"

https://sites.google.com/view/nois-pucrio


Quando tudo isso vai acabar?


Como dissemos no começo do post, esta é uma resposta impossível de ser dada com certeza.


Mas vamos aos especialistas. Alguns especialistas, mais pessimistas, estão dizendo que o distanciamento social só poderá acabar quando desenvolverem uma vacina, e isso pode demorar ainda 18 meses para acontecer. Então se você está no grupo dos pessimistas é melhor adiar seu casamento para o final do segundo semestre de 2021.


Com uma vacina desenvolvida, com certeza a abertura vai ser total, basta vacinar os convidados do seu casamento e abraçar todo mundo sem pensar nesse vírus.


Se você está no grupo dos otimistas, você pode adiar o seu casamento para agosto de 2020 em diante. Vejamos este gráfico, uma projeção para os Estados Unidos(US) e Reino Unido(GB):



Fonte: página 7 do relatório "Impact of non-pharmaceutical interventions (NPIs) to reduce COVID-19 mortality and healthcare demand" publicado pelo Imperial College COVID-19 Response Team no dia 16/03/2020.

https://www.imperial.ac.uk/mrc-global-infectious-disease-analysis/covid-19/


Essa projeção é confiável? Bom, foi exatamente este relatório, do Imperial College, que convenceu o presidente americano, Donald Trump, a fechar o país. Até então Trump achava que não precisava declarar o "lock-down". Depois deste relatório, ele mudou de ideia.


Portanto, acreditamos que sim, é uma projeção confiável.


E infelizmente esse gráfico está dizendo que teremos um total de 510 mil mortos no Reino Unido e 2,2 milhões de pessoas mortas nos EUA :(


Mas essa projeção se aplica ao Brasil? Como temos números diferentes no Brasil para o tamanho da população, sua distribuição, e leitos de UTI por habitantes diferentes do Reino Unido e dos EUA, não podemos dizer que o percentual de infectados e mortos será o mesmo aqui. Mas podemos considerar as datas como sendo similares.


Vamos considerar as datas. Uma marca importante que os cientistas usam são os primeiros 100 casos registrados oficialmente, porque à partir daí o vírus se propaga mais rapidamente, sendo quase impossível controla-lo. Então temos que:


No Brasil, os primeiros 151 casos foram registrados
no dia 13 de março;
Nos Estados Unidos, os primeiros 100 casos foram registrados
no dia 2 de março;
No Reino Unido, os primeiros 116 casos foram registrados
no dia 5 de março.

Considerando que o Estados Unidos e o Reino Unido estão, na média, 10 dias na nossa frente, com relação a pandemia de coronavírus, podemos sim, supor, que o ápice do contágio no Brasil se dará numa data bem próxima da deles, por volta do dia 20 de junho.


Considerando que os governantes não vão esperar até o último infectado se curar para abrir os comércios e permitir a realização de eventos sociais, e, por consequência, nossos casamentos. Podemos supor que no final de julho tenhamos várias medidas de abertura para circulação de pessoas.


Remarco meu casamento para quando?


Não podemos assumir nenhuma responsabilidade pela decisão de adiar o casamento.


Mas com o objetivo de ajudar noivas e noivos aflitos, bem como fornecedores de casamento, nossa opinião, baseados nas projeções demonstradas acima, é que é seguro remarcar seu casamento à partir do início do mês de agosto de 2020.


Lembrando, se você é do grupo pessimista, remarque para o final do segundo semestre de 2021 pelos motivos apresentados em "Quando tudo isso vai acabar?".


Outra opinião que você deve levar em conta é a da Contance Zahn, a maior curadora do mercado brasileiro de casamentos, postou em seu website:

"O que tenho lido é que o pico da propagação do Coronavírus seria abril e  maio, mas só o tempo dirá se as previsões estão certas. Se fosse eu, remarcaria na metade do segundo semestre… outubro, novembro, dezembro."

fonte: www.constancezahn.com


Para concluir:

Fique informado!


Assine nossa lista de e-mails logo abaixo e receba notificações dos próximos posts, fique por dentro do que está acontecendo no mercado de casamentos! Em breve postaremos a análise de um sociólogo sobre como será nossa sociedade após a pandemia, assim como os casamentos.




Equipe casamentonapraia.blog.br

08/04/2020


Atualização em 23/04/2020:

O grupo de pesquisadores do NOIS acertaram em cheio novamente, no dia 20 de abril de 2020 tínhamos 40581 casos oficiais, tendo como fonte o Ministério da Saúde, conforme noticiado pela UOL, veja o gráfico:


Fonte: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/20/balanco-atualizado-casos-coronavirus-20-abril-ministerio-saude.htm


Portanto tudo indica que as previsão estão corretas, vamos continuar trabalhando com a possibilidade de retomar os casamentos em Agosto de 2020! Amém!

#casamentocoronavirus #adiarcasamento #projecaocoronavirus #casamentonapraia

Receba dicas por e-mail, assine!

Escreve pra gente:

2020 por CasamentonaPraia.blog.br Todos os direitos reservados

Daniel Felipe Quaresma dos Santos ME

CNPJ 32.860.139/0001-00

  • casamento na praia